Destaques

Aquecimento: Wacken Open Air 2017

Wacken Open Air: Conheça um pouco da história de um dos maiores festivais de heavy metal do mundo.

Foto de Rolf Klatt

Conheça um pouco da história de um dos maiores festivais de heavy metal do mundo

O verão europeu é a temporada perfeita para headbangers. Com uma grande oferta de festivais dedicados à música pesada, tais como o Download Festival (antigo Donnington Monsters of Rock, que acabou se tornando itinerante após seu início na Inglaterra), Rock Am Ring (Alemanha), Masters of Rock (República Tcheca), MetalDays (Metal Camp até 2012, na Eslovênia) e HellFest (França, sem dúvida o festival que mais cresceu em tamanho e prestígio nos últimos anos), fãs não tem do que reclamar, pois com certeza algumas de suas bandas preferidas chegam a tocar em até mais de um desses festivais.

C79I7283_Rolf_Klatt

foto de Rolf Klatt

Mas aqui falamos sobre o festival que, com o passar do tempo, tornou-se a referência não apenas na Europa, mas no mundo, tornando-se um festival de heavy metal de sucesso: o Wacken Open Air. Com 28 anos de história e uma trajetória que começou com 800 pessoas em 1990 e chegou a 75 mil nos últimos anos, o evento que transforma e infla a pequena cidade de Wacken, em Schleswig-Holstein (norte da Alemanha), ainda pode ser considerado um oásis do Heavy Metal, que anualmente atrai milhares de pessoas de todas as partes do mundo, numa maratona da música pesada que não é para os fracos.

WOA_Malzahn_192072_Olaf_Mahlzahn

foto de Olaf Mahlzahn

Para três dias de evento (quatro, se contada a quarta-feira que antecede o final de semana, e quando muitas pessoas já começam a chegar), a estrutura para receber tantas pessoas e com tanto a oferecer precisa ser adequada: estacionamento, camping ( com área dedicada a deficientes físicos), segurança, bombeiros, posto médico, banheiros químicos e chuveiros.

flyer de 1990

flyer de 1990

Além disso, há muitas opções para comer e beber na área do festival e fora dele também, pois há mercadinhos na rua de acesso e também é possível tomar um belo café da manhã, por exemplo, nas casas dos moradores da cidade que montam espaços pra servirem os turistas. E pra quem gosta de torrar uma grana, a quantidade e variedade de itens de merchandising do Wacken parece não ter fim (desde um mero adesivo até um vibrador), além do Metal Market, um espaço para comprar roupas, acessórios, cds, dvds e vinis, com raridades para os mais exigentes colecionadores.

WOA_Malzahn_192098_foto de

foto de Olaf Mahlzahn

Como a área onde fica o camping e onde acontecem os shows é rural, há a possibilidade de um lamaçal surgir caso chova. E a chuva é quase um pré-evento do Wacken em muitos anos. Quando isso acontece, não é apenas um desafio para o público, mas também para a organização, tanto que o lema do festival é: “Wacken: rain or shine!”. Ainda que a área seja coberta por muito feno, não há como evitá-la e se você vai até o festival e volta com suas calças e botas limpas, sua experiência não foi completa. Como podem ver nas imagens abaixo, as pessoas realmente abraçam a ideia:

A diversidade do público também é encontrada no casting do festival, que acontece durante três dias, distribuído em quatro palcos. Atualmente, ocorrem pelo menos 100 shows das diversas vertentes do heavy metal, desde o metal extremo até o mais manjado power metal. Com o passar do tempo, a escalação tornou-se um pouco repetitiva e certas bandas estão sempre presentes: Saxon, Grave Digger, Blind Guardian, Doro, Accept, Rage, Dimmu Borgir, Therion são algumas figuras carimbadas, em média, a cada dois anos. As reclamações sobre isso são recorrentes, mas muitos esquecem da quantidade de bandas novas que aparecem nos palcos do Wacken todos os anos, não apenas tocando nos palcos menores, mas também dividindo os palcos principais com algumas bandas já citadas.

Tais novas bandas podem emergir do Metal Battle, uma competição de bandas com eliminatórias em diversos países, até mesmo no Brasil. Inclusive, o Torture Squad participou do Metal Battle em 2007 e  sagrou-se o vencedor daquele ano, após um show matador no Party Stage do festival.

O Wacken é uma ocasião especial não apenas para fãs, então não é de se admirar que diversas bandas escolhem o festival para gravação de álbuns ao vivo. Saxon, Grave Digger, Scorpions, Primal Fear e Doro são apenas alguns dos nomes que registraram suas performances durante o evento. O Twisted Sister também o fez, no show de 2003 que marcou a volta da formação original da banda aos palcos usando maquiagem; e o Heaven and Hell também teve seu show de 2009 lançado em DVD, o que seria um dos últimos com Ronnie James Dio, morto em maio de 2010.

Vale destacar outros eventos marcantes que aconteceram nos palcos do Wacken: a já citada reunião do Twisted Sister (2003); o “último” show do Running Wild (em 2009, mas a banda voltou anos depois a gravar e também tocou em 2015 no festival); o primeiro show do Avantasia, em 2008, com a inédita volta de Michael Kiske (ex-Helloween) aos palcos após anos de reclusão; o último show de Matthew Barlow com o Iced Earth (2011) e, em 2015, a reunião do Savatage, num show conjunto com a Trans-Siberian Orchestra, que ocupou os dois palcos principais ao mesmo tempo.

Apesar da concorrência de outros festivais , o Wacken segue como um dos mais aguardados festivais de verão, seja pelas bandas, mídia especializada ou pelos fãs. Desde 2006 os ingressos esgotam-se com meses de antecedência, por muitas vezes até com poucas bandas confirmadas. Em 2017 serão mais de 150 bandas, entre elas: Volbeat, Accept e orquestra, Alice Cooper, Megadeth, Amon Amarth, Marilyn Manson, Avantasia, Kreator, Status Quo, Emperor, Morbid Angel, Heaven Shall Burn, Mayhem, Paradise Lost, Rage, Europe,Trivium, Napalm Death e Annihilator.

_X5V9387EO_Rolf_Klatt

foto de Rolf Klatt

Veja mais notícias, atrações e curiosidades (até uma tubulação dedicada à cerveja foi construída para o evento!) sobre o Wacken Open Air 2017 nos próximos dias, aqui no Line Rockers.

Assista o trailer do festival desse ano e se prepare, pois muitos shows serão transmitidos ao vivo no Youtube:

https://www.wacken.com/

Deixe seu comentário

To Top