Destaques

Banda FOCUS – Única apresentação em SP

Focus-2016-image-1024x648-752x440

Banda Focus voltará ao Brasil para apresentação no Gillan’s Inn English Rock Bar em 16 de setembro, única apresentação.

foto de divulgação

Banda voltará ao país para apresentação no Gillan’s Inn English Rock Bar em 16 de setembro

Após 3 anos, a banda FOCUS volta ao Brasil para um show exclusivo em SP Capital! Além de clássicos consagrados dos discos Moving Waves, Focus 3 e Hamburger Concerto, a banda tocará musicas do seu mais novo álbum que será lançado neste ano. Ingressos limitados e a preço promocional.

Ingressos à venda a partir de 07 de julho pelo site Ticketbrasil e nas lojas Aqualung e Die Hard (galeria do rock).

Sobre a banda:
O Focus foi fundado em 1969 pelo tecladista e flautista Thijs van Leer, em Amsterdam. Com um estilo único de se tocar rock progressivo, se tornou a mais famosa e popular banda holandesa de todos os tempos. O grupo contava no inicio de sua carreira com Jan Akkerman na guitarra. Com a entrada do baterista Pierre van der Linden, gravaram o grande classico “Moving Waves”, o qual foi lancado em 1971, alcançaram fama mundial e tocaram por toda a Europa, Japão e America do Norte.

Suas turnes eram concorridas e constantes. No ano seguinte, lançaram “Focus 3”, uma perola do Rock em LP duplo. Na Inglaterra a demanda de seus shows era tao grande que resolveram gravar um de seus shows no lendário Rainbow Theatre de Londres, em maio de 1973 e o lançaram em LP no final desse mesmo ano.

Seus hits vieram sempre em forma de músicas instrumentais, “Hocus Pocus”, “House of the King” e “Sylvia”, o que acabou caracterizando toda a carreira da banda.

Em 1974 lançaram “Hamburger Concerto”, outro sucesso absoluto de vendas, porém, algumas alterações em sua formação começaram a ocorrer, primeiro com a saida do baterista Pierre van der Linden. Após mais alguns discos lançados, no final da década de 1970, por divergências musicais, o grupo se desmanchou e somente deu sinal de vida no início do novo século.

Voltaram a fazer shows em 2002, apenas com Thijs van Leer como membro original , lançaram o disco “Focus 8”.

Em 2005, o baterista Pierre van der Linden volta para a banda, gravam “Focus 9”, dessa vez com o guitarrista Neils van der Steenhoven. Porém, o mesmo saiu em 2010 , sendo imediatamente substituído pelo sensacional Menno Gootjes, o qual permanece com o Focus ate hoje.

O som do Focus é caracterizado por composições extensas, instrumentais e praticamente exclusivas, com referências à música erudita. “Nossa música é evolução, não revolução”, afirma Thijs van Leer

O Focus lançou seu último CD de estúdio em 2012, o cantor e compositor Ivan Lins foi convidado para participar da gravação do disco FOCUS X na faixa “Birds come fly over”. A linda capa desse CD foi desenhada pelo legendario Roger Dean. No entanto, em julho de 2016, a banda lançou mais um CD oficial com músicas inéditas, “Focus 8,5/ Beyond the Horizon”, as quais foram gravadas em uma sessão realizada em 2005 no Rio de Janeiro e produzido por Marvio Ciribelli; nesse CD tiveram participações de músicos brasileiros, entre os quais Arthur Maia e Marcio Bahia.

No inicio de 2017, a banda tocou no Cruise to the Edge, um cruzeiro que liga Tampa a Cozumel, um festival a bordo de um navio ao lado das bandas YES, Kansas, do guitarrista Steve Hackett, entre outras. O Focus tambem já agendou participação nos principais festivais britânicos que acontecem no verão, como “Rambling Man Fair” e ” A New day Festival”. A banda encontra-se atualmente em estúdio, gravando seu novo CD, o qual será apresentado no mês de setembro, em sua próxima turne pelo Brasil.

A formação atual do Focus :

Thijs van Leer – Hammond, flauta & vocais
Udo Pannekeet- Baixo
Menno Gootjes- Guitarra
Pierre van der Linden – Bateria

Focus em SP

Deixe seu comentário

To Top