A Cena Independente

Domingo, dia 23/07, tem In Venus, Miêta e La Burca no Centro de SP!

No próximo domingo, dia 23 de julho, a partir das 17h, acontecem os shows das bandas IN VENUS, MIÊTA e LA BURCA na Associação Cultural Cecília, no centro de São Paulo.

Reunidas pela primeira vez, as bandas têm em comum o propósito de propagar ideias e práticas feministas por meio da música. Diga-se: de muito boa música. Para tanto, as bandas utilizam-se de variados estilos como discurso de gênero não só para falar de temas ligados à opressão machista na sociedade como um todo (que envolve temas como violência de gênero, direitos reprodutivos, patriarcado, sexualidade, estupro e outras intimidações físicas, morais e psicológicas), mas para discutir a própria indústria musical.

Isso porque o surgimento de novos formatos de bandas em que as mulheres tomam o controle e a voz confundiu algumas mentes “desarranjadas” do meio musical. A recepção masculina à riqueza e diversidade musical, ao aprofundamento artístico e criativo e, principalmente, a uma onda de empoderamento e sororidade de mulheres no campo profissional nem sempre se mostra a favor do fator mais importante, a música.

Ao contrário: muitas espaços não estão preparados para receber a música de mulheres, muitos interlocutores não dialogam com a música de mulheres, muitos “especialistas” não são capazes de analisar a música de mulheres sem um background tacanhamente machista. Nem mesmo a dita cena “alternativa” escapa dessa armadilha: mulheres são geralmente apartadas da organização, curadorias e programações de festivais, da composição de selos e gravadoras e das decisões negociais que envolvem o futuro da própria cena independente. O discurso “façam vocês mesmas” começa a provocar nas mulheres a vontade de sabotar velhos mercados e práticas e, de fato, compôr novos arranjos (não só musicalmente). E é nesse contexto que IN VENUS, MIÊTA e LA BURCA estão inseridas.

Banda In Venus no Bar da Avareza, São Paulo/SP, dia 12.07.2017

Banda In Venus no Bar da Avareza, São Paulo/SP, dia 12.07.2017 – Foto: Carol Martin

IN VENUS: formada em 2015 em São Paulo/SP, tem Cintia Ferreira à frente, nos teclados, vocais e criações, Camila Ribeiro na bateria, Patricia Saltara no baixo e Rodrigo Lima na guitarra. Recentemente lançou o ótimo “Ruína”, álbum em que experimenta combinações harmônicas e sobreposição de camadas sonoras que garantem uma dinâmica singular tanto no fone de ouvido quanto ao vivo, que lembra uma mistura de Siouxsie and the Banshees e Clock DVA.

Ouça aqui:

Curiosidade: Vênus é a deusa romana do amor, da sexualidade e da beleza. Na música, deu nome a canções de Television, Lagy Gaga, Billy Idol e Björk.

Banda Miêta no Palco Howlin’ no Dia da Música, dia 24.06.2017 - Foto: Carol Martin

Banda Miêta no Palco Howlin’ no Dia da Música, dia 24.06.2017 – Foto: Carol Martin

MIÊTA: formada em 2015 em Belo Horizonte/MG, tem Marcela Lopes no baixo e vocal, Célia Regina e Bruna Vilela nas guitarras e backing vocals e Luiz Ramos na bateria. O grupo prepara o primeiro álbum ainda para 2017, mas já é possível ouvir os singles “Room” e “Pets”, que mostram a sonoridade autoral com pegada indie com inspirações de shoegaze e dream pop, que lembra um pouco a antiga Galaxie 500 ou a atual Tame Impala.

Ouça aqui: https://mietabh.bandcamp.com

Curiosidade: Miêtta Santiago, possível inspiração para o nome da banda, foi uma escritora e advogada mineira que, na década de 1920, questionou a proibição do voto feminino no Brasil, direito este plenamente conquistado apenas em 1934.

La Burca

foto de divulgação

LA BURCA: duo formado em 2011 em Araraquara/SP, tem Amanda Rocha na voz, violão, guitarra e composições, e Jiulian Regine na bateria. A dupla simboliza a filosofia “do it yourself” na prática: grava os próprios álbuns, desde 2016 divulga “Kurious Eyes” lançado pelo próprio selo (o “!punklorecords!”) e tem sua própria definição de som (o “punklore”, mistura de punk, pós-punk e folk). Ouça aqui: https://laburca.bandcamp.com

Curiosidade: além da burca (que cobre todo o corpo e tem uma rede nos olhos), existem ainda o xador (que só não cobre o rosto), o nicabe (um véu que cobre o corpo todo e o rosto e só revela os olhos) e o hijab (véu que cobre apenas a cabeça).

Serviço: La Burca, Miêta e In Venus
Domingo, 23/07, a partir das 17h
Entrada: R$10
Na Associação Cultural Cecília (Rua Vitorino Carmilo, 449, Santa Cecília, São Paulo/SP)

Evento no Facebook: www.facebook.com/events/443707099318290/

 

Deixe seu comentário

To Top