A Cena Independente

Novo lança EP inspirado por minimalismo poético

O cantor e compositor capixaba Novo divulga o EP de estreia “Lá e Cá”.

foto de divulgação

O cantor e compositor capixaba Novo divulga o EP de estreia “Lá e Cá”.

O trabalho é guiado pela experimentação, em que músico e violão se unem em uma relação de cumplicidade. O resultado são as cinco faixas do compacto, produzido por Novo (que também tocou guitarra, violão, baixo e ukulele) e com produção fonográfica, gravação e mixagem de Ricardo Ton. Veja aqui:

Realizado no espírito do do-it-yourself, o EP “Lá e Cá” é fruto do tempo que Rodrigo Novo morou em Londres. Músico há alguns anos, ele sempre tocou em bandas, normalmente como guitarrista. Ao mudar-se para a Europa, Novo acabou se distanciando dos colegas de profissão – porém não da música em si.

“Percebi que iria ficar fora e comprei um violão usado para me fazer companhia. E foi assim que comecei a perceber uma vontade de escrever canções, que foram nascendo assim: da voz e violão”, relembra. Como dizia o poeta, quem anda com um violão não anda só.

Foi na volta para o Brasil que o músico sentiu vontade de gravar suas composições e ver como soariam. E decidiu fazer isso com a sua identidade, bem devagarinho, obedecendo uma proposta diferente das bandas em que já tocou e trazendo uma grande experimentação.

O EP apresenta como abertura a faixa-título, que versa sobre saudade e nostalgia, na linguagem de um viajante que percorre caminhos objetivando o crescimento pessoal e o amadurecimento. A melodia traz uma linha minimalista, com um singelo slide de guitarra.

A segunda canção, “Latoya”, mostra um lado obscuro, simbolizado no solo de guitarra. Inspirada na cadela que o músico adotou há anos, a música homenageia de forma poética a figura quase humana do animal de estimação, que “era totalmente solta, fugia na calada da noite e voltava depois”. Já a terceira música retorna à temática da saudade, e foi uma das primeiras a ser produzida.

“Me Leva”, primeiro single a ser divulgado, fala sobre paixão e é comparada à trilha sonora de uma novela, por tratar graficamente do amor. Penúltima faixa do EP, “Prosa” é uma das preferidas de Novo. “Fiz tocando ukulele. Sou apaixonado pelo som desse instrumento, essa tranquilidade que ele passa”, explica o músico, que continua: “Gosto de pensar nela como dois grandes amigos conversando após um bom tempo longe”.

A última música, “Presente”, é também a primeira canção composta por Rodrigo, aos 16 anos. A letra traz uma imaturidade sincera, com tons de quem tem muito o que viver pela frente – nada mais verdadeiro para um adolescente. O trabalho contou com a banda formada por Henrique Paoli (bateria), Paulo Victor Scherrer (baixo), Jeremy Naud (acordeon) e Ricardo Ton (teclado). A co-produção foi de Warlen Campos, e a masterização de Felipe Gama.

Ouça “Lá e Cá”:
Spotify: http://bit.ly/LaeCaSpotify
Deezer: http://bit.ly/LaeCaDeezer
Apple Music: http://bit.ly/LaeCaApple
Google Play: http://bit.ly/LaeCaGoogle
Soundcloud: http://bit.ly/LaeCaSC
YouTube: http://bit.ly/LaeCaYT
Acompanhe Novo: www.facebook.com/novorodrigo/

foto de Lucas Pontes

Deixe seu comentário

To Top